IPVA 2019 RS: Tabela, Consulta, Valor

IPVA 2019 RS – Para quem mora no Rio Grande do Sul, possui um veículo, seja ele qual for carro, moto, motocicleta ou então caminhão e quiser estar em legalidade com o Governo desse estado, deve arcar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido pela sigla IPVA 2019 RS Rio Grande do Sul.

IPVA 2019 RS
IPVA 2019 RS

IPVA 2019 RS

É necessário manter o pagamento do IPVA 2019 RS em ordem, para obter o licenciamento do veículo e evitar de ter seu veículo apreendido em uma blitz ou então ser multado pelo não pagamento do IPVA. Saiba mais sobre o IPVA 2019 em outros estados:

O dinheiro arrecadado por meio do IPVA 2019 RS é usado para diversos reparos nas estradas desse estado, como por exemplo, melhoria do acostamento, melhorar a sinalização e fazer remendos nas pistas que necessitem desse tipo de ação.


Valor IPVA 2019 RS

Valor IPVA 2019Por se tratar de um imposto estadual, a decisão de quanto é a cobrança fica a cargo do Governo do estado do Rio Grande do Sul. O valor do imposto varia de veículo para veículo, de acordo com a alíquota para a categoria de veículo e com o preço de venda segundo a tabela FIPE, divulgado pelo Diário oficial do Estado. Confira a seguir as alíquotas do Imposto do Rio Grande do Sul:

Alíquotas IPVA 2019 RS

  • 3% – carro, camioneta e motor-home;
  • 3% – avião, barco e moto aquática;
  • 2% – motos, motonetas e quadriciclos;
  • 1% – Caminhão, ônibus e tratores;
  • 1% – Veículos de aluguel

Alíquota IPVA 2019É necessário ressaltar que o valor varia conforme o preço venal do veículo, assim, quanto mais caro for esse veículo, maior terá que ser o pagamento. Veículos com

Para quem conseguir se organizar e realizar essa quitação a vista, o desconto do IPVA 2019 é de até 10%, dependendo do tipo de veículo que se tenha. Além disso, para quem possui um veículo fabricado antes de 2002, ou seja, com mais de 15 anos de criação, está isento do pagamento do imposto, podendo circular livremente por todo o Estado.


Consulta IPVA 2019 RS

Para você saber o valor do Imposto Veicular do Rio Grande do Sul, deve-se consultar o valor do tributo de seu veículo no portal da secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul. Veja a seguir como realizar a consulta do seu imposto:

Consulta IPVA 2019 RS
Consulta IPVA 2019 RS
  • Acesse o Portal http://www.detran.rs.gov.br/
  • Clique em Consulta de Veículo;
  • Digite a placa do veículo;
  • Digite o número do Renavam;
  • Clique em “Pesquisar”.

Dessa forma, você digita alguns dados do seu veículo, como o seu RENAVAM e também a sua placa e o próprio sistema já encontra o quanto você deve e a data de vencimento desse imposto, fazendo com que o seu pagamento seja mais simples de ser feito.

Além disso, caso haja algum pagamento em atraso, você consegue saber o quanto precisa quitar para colocar a sua situação em regularidade junto ao Governo do Estado.


Tabela IPVA 2019 RS

Para organizar melhor o pagamento do IPVA 2019 RS, o Governo Estadual criou uma espécie de rodízio para receber esse valor. Assim, baseado no número final de cada placa, o Governo determina quando é o vencimento do seu IPVA.

TABELA DE VENCIMENTOS DO IPVA 2019
Cota única (com desconto de até 27,27%) 2/jan/2019
1ª parcela 31/jan/2019
2ª parcela 24/fev/2019
3º parcela 31/mar/2019

Dessa forma, para os proprietários com veículos com placa final 1, o pagamento deve ser feito até o dia 4 de marco. Já para quem tem um veículo com o último número da placa sendo dois, deve pagar até o dia 5 de marco e assim sucessivamente, até chegar na placa com final zero, que deve pagar no dia 12 de março.

Calendário IPVA 2019 RS


Pagamento IPVA 2019 RS

Para realizar da forma correta o pagamento desse imposto, tudo o que você deve fazer é ir até uma agência bancária da sua preferência ou então a uma casa lotérica autorizada.


Boleto IPVA 2019 RS

O Boleto do IPVA no estado do Rio Grande do Sul pode ser emitido no site do Detran RS, basta acessar e seguir o passo a passo pedido, informando os dados do seu veículo.


DPVAT 2019 RS

DPVAT RS 2019 é um seguro obrigatório destinado a acidentes terrestres, o mesmo cobre Danos Pessoais para o dono do veículo, os pedestres e passageiros que estejam envolvidos no acidente.

Caso ocorra um acidente é importante estar com o pagamento em dia para que o seguro cubra as despesas médicas, por isso fique atendo a data do vencimento do Seguro.


Licenciamento 2019 RS

O Licenciamento 2019 RS é um documento que deve ser pago anualmente, para que você possa circular pelas ruas e estradas em regularidade com as leis de trânsito do país.

O valor do licenciamento é muito menos  que o de outros impostos como por exemplo o IPVA, no entanto, devemos nos programar para que o pagamento do mesmo seja realizado dentro do prazo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *